Vencer o mau humor

Nem todos os dias acordamos bem. Mesmo que o dia anterior tenha sido maravilhoso e tenha corrido dentro das nossas expectativas, isso não significa que no dia seguinte tudo vai continuar maravilhoso. Esperamos sempre que sim e desejamos sempre isso, porém a verdade, por vezes, pode ser abruptamente diferente.

Quem nunca acordou com mau humor? Quem nunca abriu os olhos de manhã depois de uma noite de sono tranquila e percebeu, que afinal o que queria era mesmo ter continuado a dormir. Sentir que estamos aborrecidos, ansiosos, ou com aquele nervosismo miudinho que faz com que percebamos logo, que não acordámos bem e que o dia vai ser péssimo ou no mínimo, desastroso. Logo nos surgem pensamentos como, «já sei que o dia de hoje vai ser para esquecer».

No entanto, acordar desta forma é normal e todos já tivemos manhãs assim. Porém o problema não esta na manhã, ou no estado com que acordamos, mas no decorrer do dia-a-dia.

A forma como lidamos com o que sentimos pela manhã, vai interferir no decorrer do dia, se o permitimos. Quando aceitamos em nós aquele mau humor matinal e o transferimos para o resto do dia, ou, consentimos que o mau humor saia de casa juntamente connosco e nos faça companhia, então é aí, que cometemos o erro fatal do dia.

Cabe a cada um de nós entender para o bem-estar psicológico, emocional e físico que o que sentimos pela manha é apenas um detalhe, um sentimento. Que isso não reflete em nada a pessoa que somos, nem a forma como decorrerá o dia que se inicia.

Acordar de mau humor esporadicamente é normal, o que não é normal, nem saudável é quando passamos o dia de mau humor sem saber muito bem porquê. Permitindo que esse «detalhe» afete o desempenho profissional, as relações sociais, familiares e a auto estima.

Cabe a si a a mim, saber detetar essas variações de humor que surgem inevitavelmente, não permitindo que permaneçam e se tornem parte da nossa personalidade.

Ninguém gosta de conviver com pessoas inconstantes, por isso, não seja uma!

É por si só stressante demais conviver com uma pessoa que nunca se sabe como vai estar, ou reagir a cada momento. Um dia essa pessoa é só sorrisos, no outro, nem lhe podem dizer nada que ela responde mal, explode, ou ignora com má cara.

Por isso, acordou de mau humor?

Tudo bem! Perceba isso através da sua inteligência emocional e decida que quando sair de casa e fechar a porta, o mau humor ficará lá trancado! Desta forma, não afetará o seu dia, nem o seu desempenho ou felicidade. Quando regressar a casa, ele já não estará lá e irá perdendo forças a cada confronto consigo. Vença-o!

Partilhe com os seus amigos:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *