O mundo não gira à sua volta!

Certa vez Jesus disse que “se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto”. Ora, o que é que isto tem a ver com a nossa vida e com cada um de nós?

Pois bem, quem não gosta de ver as suas vontades satisfeitas, ou, quem não se alegra quando os sonhos se concretizam? Suponho que todos nós! No entanto, como é o percurso até essa realização?

Nós somos como pequenas sementes vindas a este mundo. A certa altura tomamos consciência de nós próprios e do mundo que nos rodeia. Percebemos que não estamos sós e que as pessoas à volta têm os mesmos direitos e deveres.

Contudo, para algumas pessoas as coisas parecem não funcionar desta forma. Elas querem estar sempre no topo, elas têm sempre razão! Tudo tem de funcionar conforme os seus desejos e caprichos. Todos parecem ter a incumbência de satisfazer e realizar as suas vontades na hora e no momento por ela estabelecido.

Quando algo não corre como planeado, cai o mundo sobre ela e todos à sua volta são atingidos pela sua rispidez, arrogância e falta de educação. Não conhecem a palavra “obrigado” e “por favor”. Elas apenas mandam, dão ordens e tudo tem de obedecer. Geralmente, estas pessoas também não são felizes. Elas não conseguem, apesar de tudo, de preencher o seu interior. Tornam-se pessoas cada vez mais amargas, abatidas e desesperadas interiormente.

Como mudar isso? Seguindo o que Jesus disse, a semente tem de morrer!

Obviamente, Jesus não estava se referindo à morte física, mas sim, à morte do próprio ego, à morte das próprias vontades, do próprio “eu”. Jesus foi claro até, quando acrescentou que “se não morrer, fica ele só”. Assim, estas pessoas constantemente se sentem sós e acabam por ficar sós, pois ninguém gosta de estar próximo de alguém assim.

Entenda que mundo não gira à sua volta, nem em torno do seu umbigo! Todos à sua volta têm sonhos, projetos, ambições e vontades. Não é você que dita as regras de como as coisas vão acontecer. Não adianta culpar os outros por tudo aquilo que não corre bem, achando que a sua vida está do jeito que está, por culpa dos outros. Pare um pouco de olhar só para si e para o que sente. Olhe para quem está do seu lado! Pergunte se essa pessoa precisa de ajuda! Tenha interesse em conhecer também os seus sonhos, perceba e torne-se sensível às vontades dos outros. A vida não é um filme, onde você é a personagem principal.

Tente aos poucos morrer um pouco para si próprio e experimente dar um pouco de si a quem está do seu lado. Dê mais valor a quem de alguma forma caminha consigo e deixe um pouco de lado os seus próprios interesses. Comece por adquirir pequenos e valiosos hábitos, como pedir “por favor”. No fim, agradeça sempre, pois, se sorrirmos para a vida e para os outros, a vida irá sorrir-nos de volta!

Partilhe com os seus amigos:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *