Ama a Deus. Ama o teu próximo.

A origem bíblica do sistema de ajuda aos necessitados e aos que não tinham terras (uma espécie de providência social), milhares de anos antes, dos primeiros sistemas de segurança social modernos, pode ser encontrado no livro da lei de Moisés (Deuteronómio). Este livro (escrito à cerca de 2800 anos) estabelecia a lei do reino de Israel. É interessante notar a maneira como o sistema foi então construído, e como, Deus promete abençoar aqueles que são fiéis ao sistema.

O sistema consistia na separação de uma percentagem (10%) do produto dos que tinham terras, uma vez por ano. A parte principal desta espécie de imposto, seria para consumo e rejúbilo. Para benefício e uso próprio no templo de Deus, na presença de Deus, numa festa anual. Para que as pessoas se congregassem felizes com as suas famílias nessa data, e comessem e bebessem do melhor da terra “na presença do Senhor”.

No entanto, sem nunca esquecer, aqueles que não tinham terras por herança (os Levitas), que tinham parte nesta grandiosa celebração e partilhavam nesta festa anual de agradecimento pelas bênçãos de Deus, com alegria e júbilo.

Além desta componente principal, havia uma outra. A cada três anos, dez por cento do produto da terra deveria ser armazenado na cidade. Este seria uma espécie de celeiro social, que seria usado por aqueles que não tiveram direito a terras (os Levitas), mas também para os estrangeiros, órfãos e necessitados poderem comer e saciar-se…
Assim, Deus abençoa o trabalho das nossas mãos.

Deuteronómio 14:22-29
«Separem o dízimo de tudo o que a terra produzir anualmente. Comam o dízimo do cereal, do vinho novo e do azeite, e a primeira cria de todos os seus rebanhos na presença do Senhor, o seu Deus, no local que ele escolher como habitação do seu Nome, para que aprendam a temer sempre o Senhor, o seu Deus.

Mas, se o local for longe demais e vocês tiverem sido abençoados pelo Senhor, pelo seu Deus, e não puderem carregar o dízimo, pois o local escolhido pelo Senhor para ali pôr o seu Nome é longe demais, troquem o dízimo por dinheiro, e levem o dinheiro ao local que o Senhor, o seu Deus, tiver escolhido.

Com o dinheiro comprem o que quiserem: bois, ovelhas, vinho ou outra bebida fermentada, ou qualquer outra coisa que desejarem. Então juntamente com suas famílias comam e alegrem-se ali, na presença do Senhor, do seu Deus. E nunca se esqueçam dos levitas que vivem em suas cidades, pois eles não possuem propriedade nem herança próprias.

Ao final de cada três anos, tragam todos os dízimos da colheita do terceiro ano e armazene-os em sua própria cidade, para que os levitas, que não possuem propriedade nem herança, e os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que vivem na sua cidade venham comer e saciar-se, e para que o Senhor, o seu Deus, o abençoe em todo o trabalho das suas mãos.»

Ama a Deus. Ama o teu próximo.

Partilhe com os seus amigos:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *